A indústria de móveis brasileira tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, com o avanço do comércio eletrônico e o aumento do número de consumidores online. Isso tem gerado uma grande discussão sobre o futuro das lojas físicas de móveis, e se elas irão sobreviver no longo prazo.
Considerando esse cenário, a moeble te convida a explorar um pouco do panorama atual da indústria de móveis brasileira, algumas das expectativas para o futuro do mercado e também algumas das maiores vantagens de levar o seu negócio para o mundo digital, criando novas possibilidades de crescimento e expansão.
O cenário atual
Nos últimos anos, o comércio eletrônico tem crescido significativamente no Brasil em todos os sentidos, impulsionado principalmente pelo aumento do acesso à internet e à popularidade dos smartphones.
De acordo com dados da Ebit/Nielsen, o comércio eletrônico no Brasil cresceu cerca de 68,5% em 2021, atingindo um faturamento de mais de R$ 115 bilhões. Esse crescimento tem sido particularmente expressivo em diversos setores, inclusive no de móveis e decoração, que de acordo com a mesma pesquisa, cresceu 67,8% em 2021.
Em contrapartida, ao mesmo tempo em que o comércio eletrônico tem crescido, as vendas nas lojas de móveis físicas têm caído: de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL), as vendas de móveis em lojas físicas caíram cerca de 12,7% em 2021, em comparação com o ano anterior.
Além do crescimento do comércio eletrônico, a indústria de móveis brasileira tem enfrentado um aumento da concorrência nos últimos anos: grandes redes varejistas têm investido pesado em projetos de expansão, principalmente na esfera virtual, aumentando ainda mais a pressão sobre as lojas físicas, principalmente as de pequeno e médio porte.
Mas embora o cenário atual possa parecer desafiador para esses negócios, é importante ressaltar que o mercado de móveis em si continua crescendo: segundo a ABIMÓVEL, no ano de 2021 o setor de móveis e decoração registrou um crescimento de 21,3% em termos de faturamento, totalizando aproximadamente R$ 90 bilhões em vendas no mercado brasileiro. Além disso, o setor é a 8ª cadeia que mais emprega no país, representando 1,2% do PIB.
Isso significa que, para os negócios que priorizam as lojas físicas, é necessária uma mudança de foco estratégica, e um investimento focado na expansão de sua operação para o digital é essencial.
E-commerce: expansão em um mundo de possibilidades
A expansão do comércio eletrônico não aconteceu por acaso: existem vários fatores que fazem desse setor uma opção muito mais prática e vantajosa tanto para consumidores quanto para a indústria, e uma presença digital acertada pode ser exatamente o que o seu negócio precisa para continuar ou voltar a expandir.
Uma das principais vantagens do comércio eletrônico é o alcance e a visibilidade, em seus mais diversos sentidos.
As lojas físicas de móveis geralmente dependem do tráfego local de clientes em potencial, mas com uma presença digital, o seu negócio consegue atender clientes em todo o país, aumentando significativamente o potencial de vendas. Além disso, é possível aumentar a visibilidade da marca e alcançar um público mais amplo, e também estabelecer conexões e oportunidades novas, que valorizam o seu produto e a qualidade da sua operação.
Outra grande vantagem das lojas de móveis online é o baixo custo operacional, relativamente falando: com um espaço de venda online, não é necessário investir em um espaço físico e todos os custos que ele demanda, como decoração e estrutura, vendedores, custos diversos de manutenção e estoque, e muito mais.
Isso permite que o seu lucro possa ser direcionado para a expansão da operação e outras melhorias diversas, como nas técnicas de fabricação, dos materiais e das peças, proporcionando um resultado de uma qualidade cada vez mais alta.
A conveniência para o cliente também é uma das principais características que fazem uma presença digital ser tão importante: a possibilidade de acesso a qualquer hora e de qualquer lugar, sem precisar sair de casa e sem precisar se atentar ao horário comercial é um grande atrativo, principalmente dentro de rotinas tão agitadas quanto as do mundo atual.
O futuro das lojas físicas de móveis no Brasil ainda é relativamente incerto, mas fica cada vez mais evidente que o comércio eletrônico está se tornando cada vez mais importante.
As lojas físicas com certeza não irão desaparecer completamente, mas as marcas que souberem se adaptar às mudanças e integrar o comércio eletrônico em suas estratégias de negócios de uma maneira acertada e que condiz com seu público-alvo terão uma vantagem competitiva significativa em relação às que ainda se opõem a essa mudança no mercado. Por isso, é essencial que lojas e fabricantes de móveis sejam ágeis e inovadores para se manterem relevantes em um mercado em constante evolução.
E foi a partir das análises do cenário atual da indústria de móveis e com uma visão de futuro globalizada que surgiu a moeble: um ecossistema completo e integrado que conecta todas as etapas necessárias para que móveis de luxo exclusivos e da mais alta qualidade cheguem aos ambientes perfeitos.
Na moeble, designers, fabricantes e arquitetos fazem parte de um único sistema que permite conexões singulares de negócios, colaboração, criação e qualidade, com móveis exclusivos como o principal objetivo. Centralizamos o futuro da indústria em busca de inovação e excelência, abrindo uma nova janela para o mundo.
E se você quer fazer parte desse futuro, essa é a hora certa para se juntar ao ecossistema moeble! Acesse o nosso site e descubra como fazer parte da nova e revolucionária fase da indústria moveleira: é só clicar aqui para saber mais.
E para mais conteúdos, novidades e curiosidades sobre o mundo dos móveis e decoração de luxo, não deixe de conferir o nosso blog.