Considerado o principal evento de arte e design da América Latina, o SP-Arte chegou em sua 19ª edição com mais de 150 expositores nacionais e internacionais, e teve a diversidade, o dinamismo e a inovação como principais pilares.
O evento reuniu artistas, designers, arquitetos, galerias, colecionadores e apaixonados por arte de todo o mundo, apresentando uma ampla gama de obras, incluindo mobiliário, esculturas, pinturas, fotografias e muito mais, com o objetivo de promover o diálogo entre diferentes formas de expressão artística, estimular o mercado de arte e promover a cultura brasileira em nível nacional e internacional.
Uma das principais atrações do SP-Arte são os destaques em mobiliário: lá, os visitantes têm a oportunidade de conhecer algumas das criações mais artísticas em mobiliário de design, criadas por talentosos artistas e designers do Brasil e do mundo, e descobrir peças únicas e inovadoras, que combinam funcionalidade, estética e criatividade.
Os móveis apresentados no evento são verdadeiras obras de arte, com formas sofisticadas, materiais de alta qualidade, detalhes cuidadosamente elaborados e histórias únicas. A diversidade de estilos, desde o clássico ao contemporâneo, oferece uma experiência única para os visitantes que apreciam o mobiliário de design.
Em meio a tantas peças incríveis, a moeble selecionou quatro expositores e algumas de suas peças que acreditamos que merecem um destaque especial. Confira!
MOBILIA TEMPO por Ricardo van Steen
Cineasta, fotógrafo, designer e muito mais, Ricardo van Steen tem mais de 40 anos de carreira nas artes, em suas mais diversas vertentes.
Nos últimos anos, criou uma nova área de trabalho em seu estúdio: a MOBILIA TEMPO, dedicada ao design de móveis e peças de decoração. Sua maior inspiração é a natureza, e o contato com outras pessoas, histórias, vivências e técnicas, que abrem as portas da mente para novas ideias e novos paradigmas.
Nas fotos, o aparador Marinho, de 2023, feito em aço patinado e cerâmica, criado por Ricardo e desenvolvido em parceria com o mestre da metalurgia Leo Ceolin, em que cada peça de cerâmica foi feita a mão em argila preta; e a poltrona Índia, feita de materiais mistos, inspirada pela mistura inusitada das formas de uma cesta indígena com as linhas fluidas dos móveis dos anos 70.
Plataforma4
A parceria entre as designers Rejane Carvalho Leite, Camila Fix, Amélia Tarozzo e Flávia Pagotti Silva deu origem à Plataforma4, um espaço de colaboração, troca e inspiração criativa com foco em mobiliário e decoração.
Dessa parceria surgem peças únicas, que combinam forma e funcionalidade, e que também buscam explorar a relação integrada das pessoas com sua mobília, e como ela é um fator onipresente em todas as vertentes da nossa convivência.
Nas fotos, a cadeira Água, feita em 2021, de madeira uva do Japão, que tem as linhas curvas, contínuas e suaves como principal característica, integrando os elementos da estrutura com harmonia; e o buffet Içá, feito em 2022, de madeira maciça, que também usa linhas curvas e suaves em contraste com sua estrutura robusta e natural.
Atelier Hugo França
Com a madeira como principal matéria-prima e a árvore como principal inspiração, o artista Hugo França cria peças exclusivas e impressionantes de mobiliário. Em seu atelier em Trancoso, ele estoca troncos, raízes e partes de árvores que geralmente são rejeitados, e os transforma em móveis diversos e esculturas artísticas.
O processo criativo surge através do diálogo com a matéria-prima: cada peça é desenhada diretamente na madeira, seguindo os caminhos naturais de cada pedaço. Assim, cada uma das peças se torna um resultado único, que conta uma história de sustentabilidade, transformação e ressignificação, capaz de transformar qualquer ambiente e trazer consigo a singularidade da natureza.
Nas fotos, o banco Manaiba, feito em 2022 de madeira pequi; e a banqueta Tambaqui, feita em 2023, de madeira pequi e baraúna.
Jacqueline Terpins
O minimalismo também é uma característica fundamental nas obras de Jacqueline Terpins: suas peças em vidro plano e cristal soprado tem formas simplificadas e orgânicas, que chamam a atenção pelos detalhes e pela atemporalidade.
Madeira e metais também fazem parte da composição de peças de mobiliário, e também carregam os mesmos princípios do minimalismo detalhado. O contraste entre leveza e rigidez dos elementos também são itens de destaque nas criações de Terpins, e dão um protagonismo inédito às matérias-primas de cada peça.
Nas fotos, o vaso Igarapé, feito em 2020 de cristal soprado, inspirado nas ramificações do Rio Negro, em uma reflexão do movimento e do caminho da água, do homem e da natureza; e o centro de mesa Ui, feito em 2023 de madeira maciça, que intriga e confunde ao modelar a madeira, uma matéria notável por sua rigidez, em um formato tão delicado como o de uma gota em suspensão.
Entre explorações de diversos conceitos, materiais, vivências, estilos e expressões, o SP-Arte se consolida como um evento verdadeiramente imperdível para todos os amantes do design, e como fonte de inspiração para as mais diversas vertentes dessa área tão rica em possibilidades.
E para mais inspirações, não deixe de conferir mais posts no blog da moeble, e também de navegar pelo nosso site e conhecer nosso ecossistema pensado especialmente para conectar arquitetos com peças de mobiliário exclusivas e únicas.